Caros Amigos,
Com profundo pesar e em nome da Diretoria, Conselho e membros do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, expressamos nossos sentimentos pela perda de Jurandyr Noronha. Jurandyr era um amigo querido, decano dos pesquisadores, Conselheiro do CPCB, colaborador sempre presente e um dos seus mais entusiastas apoiadores. Nosso abraço e solidariedade para Gilberta, Julio e aos muitos amigos que conquistou ao longo da vida. Para ele, nossa imensa saudade e gratidão pelo enorme legado que deixa.
Em face de sua obra pelo desenvolvimento e apoio ao nosso cinema, Jurandyr era muito conhecido, bem como sua trajetória. Mas lembremos, num pequeno resumo, sua enorme contribuição ao Cinema Brasileiro.
Escritor, pesquisador e cineasta, nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1916.
Seu trabalho na busca pela preservação da memória cinematográfica brasileira é reconhecido como um dos mais importantes já realizados no país, tendo o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em sua homenagem, atribuído o nome “Coleção Jurandyr Noronha”, ao seu acervo de arquivos sobre o cinema documental brasileiro.
Como cineasta, realizou diversas produções, com destaque para: Panorama do Cinema Brasileiro, 70 anos de Brasil, Cômicos... + Cômicos...; Uma Alegria Selvagem, A Medida do Tempo, o Cinegrafista de Rondon e Oswaldo Cruz, além de muitos curtas-metragens.
Como escritor, publicou os livros No Tempo da Manivela, Pioneiros do Cinema Brasileiro, A Longa Luta do Cinema Brasileiro e Dicionário do Cinema Brasileiro – de 1896 a 1936 – Do Nascimento ao Sonoro e O Momento Mágico.
Realizou o CD-ROM, Pioneiros do Cinema Brasileiro.
Como curador, organizou as exposições “75 Anos de Cinema (1970)”, “Pioneiros do Cinema Brasileiro” (Frankfurt-1994), “200 Anos de Indústria no Brasil” (área de cinema- 2007/2008) e participou da exposição “O Rio no Cinema – o Cinema no Rio” (1988).
Em 2012, lançou o livro Bravos Companheiros, em que traça, através dos personagens modestos de uma pequena cidade, um painel dos acontecimentos que marcaram o século XX. Na obra estão presentes muitos personagens que protagonizaram momentos históricos como Washington Luiz, Getúlio Vargas, Santos Dumont, Juscelino Kubitschek ao lado de figuras comuns que contribuíram para fazer a história do país.
Atualmente trabalhava no livro “Dicionário dos imigrantes do Cinema Brasileiro”.