Nesta segunda-feira, 11/11/2013, às 19hs no Auditório B, Prédio do CTR, ECA-USP o grupo História da Experimentação no Cinema e na Crítica (ECA-USP) convida a todos para a primeira mesa da jornada Ressonâncias da Socine, “Albores do Moderno na crítica cinematográfica paulista”. Exposições de Fábio Raddi Uchôa e Francis Vogner dos Reis, mediação de Felipe Morais.
Fábio Uchôa: “Almeida Salles e as galerias de arte paulistanas: biografismo, intuição e apologia”.
O objetivo do trabalho é questionar a escrita impressionista de Francisco Luiz de Almeida Salles. Ao longo dos anos 1950-70, o crítico acompanha o mercado de galerias de arte de São Paulo, redigindo apresentações para catálogos de exposições. O biografismo monumentalizante, oscilando entre racional e o intuitivo, é uma das marcas desta crítica de arte, que terá reflexos particulares sobre as críticas de cinema, publicadas por Almeida Salles em O Estado de S. Paulo (1950-62).
Fabio Raddi Uchôa é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Durante os anos 2005-2008, foi um dos responsáveis pela organização do Arquivo Francisco Luiz de Almeida Salles junto à Cinemateca Brasileira.
Francis Vogner do Reis: “A batalha do moderno”.
O objetivo do trabalho é mapear algumas controvérsias críticas em torno do cinema moderno brasileiro, mais especificamente entre 1967 e 1969, a partir, sobretudo, de Paulo Emílio Salles Gomes, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira.
Francis Vogner do Reis é Mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, crítico de cinema, foi colaborador das revistas Cahiers du Cinéma España, Filme Cultura, Teorema, Miradas del Cine (Cuba), La Furia Umana (Itália), Revista Interlúdio, Foco - Revista de Cinema e redator da Revista Cinética por cinco anos. Faz parte da equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes, da Mostra CineOP e da Mostra Cine BH.
É roteirista de Jogo das Decapitações, de Sergio Bianchi e de Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado (em produção).